O que uma boa gestão de contratos faz pela sua obra?
“O combinado nao sai caro.” Esse ditado popular tão conhecido deve ser aplicado na construção civil mostrando o quão necessária é gestão de contratos. Afinal, inconsistências contratuais e falta de organização e planejamento são problemas para contratante e contratado.
Erra quem pensa que a gestão contratual deva ser feita apenas em obras de grande porte, o bom gerenciamento em todas as frentes de trabalho garantem o sucesso do empreendimento e não apenas na etapa de execução, isso porque a gestão inicia na contratação dos serviços.
Até mesmo quando é utilizado apenas a parte intelectual, um bom contrato e seu acompanhamento torna-se fundamental na prevenção de impasses e antecipação para eventuais problemas.
Perceberam que tudo na engenharia se baseia na precaução?
Os profissionais e as empresas atuantes na construção civil estão sujeitos a diversas regulações, que estão dispostas no Código Civil, no Código de Defesa do Consumidor, dos planos diretores municipais bem como nas normas do CREA e CONFEA .
Considerando o cenário de vários aspectos jurídicos e normas, a gestão contratual torna-se a base de projetos e construções e não pode ser menosprezada.
Em linhas gerais, o gerenciamento de contratos, independentemente de ser em obras residenciais, comerciais ou com fornecedores, por exemplo, tem a funcionalidade de proteger a empresa de prejuízos e assegurar a efetivação de todas as etapas e cláusulas contratuais, trazendo satisfação para as partes envolvidas.

Porque é tão importante gerenciar o contratos?
Nós realizamos a Gestão Contratual para estruturar e formalizar todos os setores de forma eficiente.
Nos contratos são contemplados aspectos financeiros, materiais, insumos, cronogramas, detalhamento da relação entre as partes.
Deve-se formalizar contratualmente entre todos os fornecedores e prestadores de serviços, assim como o cliente que nos contrata.
Gerenciamento de obra eficaz inclui a gestão contratual e tem suas vantagens:
- promove segurança jurídica
- previne orçamentários, operacionais e organizacionais
- reduz riscos
- reduz custos e maior rentabilidade, com visão clara dos acordos em finanças
- Elevação a eficiência da empresa
- Deixa clara as responsabilidades do envolvidos
- segurança jurídica para contratante e contratado
- ajuda a evitar o desgaste da relação entre as partes
- satisfação do cliente durante todo processo
